domingo, 18 de dezembro de 2011

Trinta atitudes para ser saudável !!

1 - MANTER BOA ALIMENTAÇÃO

Quanto mais diversificada a alimentação, melhor. Procure comer arroz, feijão, fibras, ovos, carnes, peixes, verduras, legumes, frutas, entre outros. Isso melhora a imunidade, o ânimo, fôlego e o estado geral da saúde, além de prevenir o câncer.

2 - EVITAR VÍCIOS

Ficar 18 horas, por exemplo, em frente ao computador, na internet ou jogando, deixa a pessoa estressada. Mas há outros vícios, como álcool, cigarro, trabalho, poder, religião e sexo. Tudo em excesso faz mal.

3 - PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA

Apenas 40 minutos de atividade aeróbica, como caminhada, corrida e natação, três vezes por semana, já aumentam a sensação de bem-estar e melhoram a imunidade e a memória. Pacientes com câncer de mama e intestino que fazem exercícios e não ganham peso têm chance de cura quatro vezes maior do que aqueles que não mudam o estilo de vida.

4 - RESPIRAR FUNDO

A respiração pausada ajuda a relaxar a musculatura. Quando se respira fundo, melhora-se a circulação cerebral, oxigenando o cérebro.

5 - DORMIR 8 HORAS POR DIA

É preciso espreguiçar, relaxar antes de dormir, como um preparatório para o sono. O ideal é dormir cerca de oito horas por dia. A estabilidade das funções cerebrais depende do sono. Ele recompõe as células e melhora o aproveitamento das energias.

6 - EVITAR O ESTRESSE

O estresse aumenta a pressão arterial. A preocupação com o trabalho e vida pessoal levam ao aumento da incidência de doenças cardiovasculares e à perda da memória.

7 - NÃO FUMAR

O tabagismo aumenta o índice de doenças cardiovasculares e predispõe ao câncer.

8 - FUGIR DA POLUIÇÃO

Morar ou trabalhar perto de indústrias e avenidas com muito movimento de veículos, com alto índice de poluição, aumenta os riscos de câncer e doenças respiratórias.

9 - DANÇAR

Atividades como teatro, dança e música mexem com áreas diferentes do cérebro, deixando-o sempre ativo, o que ajuda a evitar a perda de memória e outras doenças.

10 - TOMAR VACINAS

Uma das mais importantes formas de prevenção é o uso de vacinas. Só o fato de tomar as vacinas ofertadas pelo governo já previne inúmeras doenças, como hepatite, meningite, tuberculose e gripe.

11 - TER BOA HIGIENE BUCAL

É importante verificar se as próteses e aparelhos ortodônticos estão bem ajustados, pois podem causar machucados e até câncer.
Dentes em péssio estado de conservação, sem o uso de fio dental, unindo cigarro e bebida, podem proliferar bactérias, que causam infecções e até cãncer.

12 - CONSUMIR MENOS SAL

A alimentação deve ser com pouco sal e gordura para não levar à hipertensão arterial. Muita gordura também vai aumentar o colesterol e entupir as artérias, colaborando para doenças cardiovasculares.

13 - LAVAR AS MÃOS

É importante ter bons hábitos de higiene, como lavar bem as mãos sempre antes de se alimentar. Isso porque assim é possível evitar germes que podem causar infecções.

14 - FERVER OU DESCASCAR

Tudo que se como deve ser fervido, cozido ou descascado, pois há micro-organismos presentes em diferentes alimentos.

15 - NÃO ABUSAR DE REMÉDIOS

O uso de medicamentos sem a prescrição médica pode piorar o quadro do paciente ou esconder a real causa do problema, além da possibilidade de causar efeitos colaterais.

16 - TER FÉ

Estudos mostram que 60% das doenças têm melhora significativa com oração e rezas, pois a fé estimula o cortisol e a endorfina, que aumentam a imunidade.

17 - MANTER O BOM HUMOR

A felicidade interfere diretamente no tratamento de doenças, até mesmo do câncer. É importante manter um posicionamento otimista frente ao tratamento, pois isso melhora a qualidade de vida do paciente. A depressão, por outro lado, faz cair a imunidade.

18 - FAZER EXAMES

Fazer check-up regularmente também é importante para prevenir doenças. Ações simples, como fazer mamografia e o exame contra câncer de próstata a partir dos 40 anos ajudam a detectar tumores.

19 - CONSUMIR MENOS ÁLCOOL

A bebida alcoólica em excesso é um problema social grave. Além do vício e da agressividade (muitas mulheres são agredidas quando os companheiros estão sob efeito do álcool), a bebida pode trazer problemas graves de saúde, como cirrose e câncer.

20 - BEBER ÁGUA

Beba pelo menos três copos de água pela manhã e três pela tarde. Isso diminui a vontade de comer doces e ainda ajuda no funcionamento do organismo, deixando o corpo bem hidratado.

21 - SER ORGANIZADO

No trabalho, procure, sempre que possível, fazer uma limpeza nas gavetas, organizar o escritório e sua mesa. Você vai se sentir melhor e ainda vai evitar problemas como alergias respiratórias. Em casa, é preciso fazer a mesma organização e manter o ambiente limpo.

22 - TER AMOR PRÓPRIO

Busque o autoconhecimento e procure ter amor próprio. Sinta que a cada respiração você envolve cada célula do organismo, cada tecido, cada articulação e imagine o equilíbrio de suas funções corporais.

23 - CONTROLAR O PESO

É importante sempre se manter no peso ideal, pois o sobrepeso aumenta o risco de hipertensão arterial, pode levar a doenças cardiovasculares e até mesmo favorecer o câncer.

24 - PRATICAR A LEITURA

A leitura também é um ótimo remédio para o cérebro e a memória. Também vale fazer xadrez, palavras cruzadas e cursos diferentes, para aprender coisas novas.

25 - EVITAR INDUSTRIALIZADOS

O ideal é consumir alimentos frescos e feitos em casa e evitar os industrializados. A intenção é reduzir o consumo de alimentos com muitos conservantes, gordura trans, substãncias artificiais e sódio em excesso, que fazem mal à saúde.

26 - SER VOLUNTÁRIO

Ser um voluntário em qualquer tipo de atividade faz bem também para quem doa seu tempo. Essa atitude faz a pessoa se sentir útil, o que melhora sua autoestima e estimula os cuidados com a saúde.

27 - TER UM HOBBY

É preciso ter hobby,  tempo para o lazer com atividades prazerosas, pois isso reduz o estresse e também melhora a autoestima. O lazer desintoxica o cérebro.

28 - ANDAR DESCALÇO NA AREIA

Há estudiosos que afirmam que andar descalço, na areia, auxilia o organismo a descarregar a eletricidade estática acumulada no corpo, como se fosse um fio terra.

29 - CONHECER A HISTÓRIA

É necessário conhecer a história da família, pois, ao saber dos problemas genéticos, é possível buscar mais cedo a prevenção.

30 - CUIDAR DA VIDA SEXUAL

A relação sexual melhora a capacidade física e mental, pois libera endorfina, hormônio que dá sensação de prazer, e ainda tem efeito analgésico, aumentando a resistência das pessoas à dor. Por isso, é preciso tratar problemas que possam afetar a vida sexual do casal, como a disfunção erétil.

FONTES: Médicos Élcio Machado, Crispim Cerruti, João Evangelista, Kítia Perciano, Ricardo Kuniyoshi, Wesley Vargas, Albermar Harrigan e Eduardo Marsiglia, e a consultora pessoal Luiza Lopes.

Um comentário:

  1. Oi Fábio!! Gostei muito das dicas, inclusive vi que preciso retomar algumas. Valeu mesmo!! Parabéns pela psotagem. Um forte abraço Fábio!!

    ResponderExcluir